Lojas devem emitir Nota Fiscal com códigos de barras
As casas comerciais de Maceió estão estão obrigados, desde o dia 1º de julho, a emitir notas fiscais informando o número do código de barras dos produtos. A identificação, facilita a gestão de produtos, estimula a sua automação na cadeia logística e assegura sua rastreabilidade, segundo afirmou a Secretaria da Fazenda.
Com a informação fiscal, comerciantes e consumidores passam a ser beneficiados pelo relacionamento eletrônico, pois o fluxos físico dos produtos é descrito no documento eletrônico.
O diretor de Tributação da Secretaria de Estado da Fazenda, Ronaldo Rodrigues, lembra que o controle de produtos, como alimentos e medicamentos, fica otimizado com a norma. “No caso dos remédios, por exemplo, a possibilidade de fraude, desvio ou falsificação são reduzidas consideravelmente, pois identificando os códigos, é possível rastrear o produto em toda a cadeia de suprimentos e, consequentemente, detectar eventuais problemas”, afirma.
“Com exceção da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que teve a obrigatoriedade prorrogada para 1º de janeiro de 2012, é importante que as demais empresas preencham a NF-e corretamente. Aquelas que desobedecerem as normas não terão suas notas rejeitadas, entretanto esses estabelecimentos poderão gerar um passivo tributário”, alerta Ronaldo Rodrigues.
Fonte: www.tudonahora.com.br
—————
Contato
Live SistemasRua Cel. Francisco Silva, 268 - Farol
Maceió-AL
57052-190
(82) 3313-8005
comercial@livesistemas.com
